Você já notou que existe um grande número de empresas que abrem e depois de pouco tempo fecham suas portas? Com certeza sim e você já se perguntou do porque disso acontecer? Se eu te fizer essa pergunta, com certeza você vai me dizer alguns motivos como Crise, preço dos aluguéis e etc mas o grande motivo disso acontecer é a falta de planejamento.
Sim, planejamento! E não é planejamento por completo, existe um item dentro do planejamento que geralmente é esquecido ou deixado de lado e que é o grande fator do fracasso de algumas empresas.
Claro que todo mundo que abre uma empresa, sabe que terá uma despesa fixa. Aluguel, reforma, produtos, água, luz, telefone, internet, funcionários, contador, impostos e etc. Esses dados são fixos, geralmente alteram pouco e com isso você já tem uma base de quanto vai gastar e quanto precisa faturar para cobrir seus custos e é ai que entra o “furo no planejamento”.
Você notou que dentro desses itens fixos de despesa não está o mais importante…O Marketing! Não existe formula mágica, se você quer e precisa vender, a única alternativa é divulgar sua empresa, seus produtos e serviços. Só o Marketing vai trazer clientes para a sua empresa e assim, trazer faturamento para cobrir as suas despesas. Apesar de parecer muito óbvio o que estou falando, na prática é totalmente ao contrário.
Quando se monta um planejamento para abrir uma empresa, raramente o marketing aparece como despesa fixa ( Sim, você sempre vai precisar fazer marketing para sua empresa) e mesmo que exista nesse planejamento, ele é o primeiro a ser cortado.
Em mais de 20 anos trabalhando com marketing, esse foi o comentário que mais ouvi dos empresário que estavam abrindo seu negócio. “Gastei muito na reforma e estou sem verba para investir em marketing, vou esperar faturar para começar a investir” Pronto, eu já sabia que essa empresa já tinha mais de 50% de chances de não durar 12 meses. Como você vai faturar, se ninguém te conhece???? Você pode ter o melhor local, o melhor produto, o melhor serviço mas se ninguém sabe, não adianta de nada!
Se você vai abrir uma empresa, você tem que ter dentro do seu investimento, no mínimo 6 meses de verba para o marketing, não do seu faturamento mas sim de investimento inicial para que depois desse período sua empresa possa faturar e assim cobrir esse custo. Isso porque o Marketing é para sempre, você nunca mais vai poder deixar de fazer marketing, senão os seus concorrentes que fizerem marketing vão te “engolir”. É só você notar, empresas gigantescas como Apple, Mc Donald’s, Coca-Cola, nunca param de fazer propaganda e pensando de uma maneira fria elas nem precisariam mas não é assim, cada vez elas investem mais porque sabem que se pararem, seus concorrentes vão tomar a ponta do negócio.
Mesmo em momentos de crise, sua verba de Marketing deve ser intocável e esse é o grande segredo no planejamento. Na Crise, a única alternativa que vai poder fazer você segurar ou até mesmo aumentar seu faturamento será a divulgação, o marketing. Enquanto seu concorrentes estarão provavelmente “diminuindo custos de marketing” você estará ganhando cada vez mais destaque.