Hashtags no Instagram. Você sabe para que servem e como usá-las?

Você sabe o que é uma Hashtag? Se você usa as redes sociais, principalmente o Instagram, já deve ter visto aquelas palavras que vem sempre acompanhadas do símbolo #…Elas são as Hashtags.

Mas o que são e para que servem as Hashtags?

As Hashtags são como etiquetas (tags) de marcação para determinados conteúdos, uma forma de você encontrar informações ou postagens sobre um determinado assunto, muito parecido com as palavras chaves usadas para buscas no Google.

Por exemplo: Você acabou de assistir um filme no cinema e quer saber os comentários sobre ele, basta digitar #nomedofilme que tudo que foi postado sobre aquele filme é listado para você.

Assim, dá para notar que se você tem uma marca ou produto, é muito importante usar as Hashtags para que seu produto seja encontrado mais facilmente nas rede sociais.

Como usar as Hashtags? 

A Primeira coisa que você deve fazer é escolher hashtags relacionadas ao seu produto, serviço ou empresa. Mas antes de escolher pense um pouco em quais vai usar, seja objetivo e procure por hashtags que façam com que o cliente realmente interessado no seu produto encontre você. Por exemplo: Se você tem um restaurante, a primeira hashtag que vem a sua cabeça é #restaurante, certo? Parece óbvio mas se você parar para pensar, a tag #restaurantes está sendo usada por milhares de restaurantes por todas as partes do país. Talvez a tag #restaurantebairro seguida de #meubairro tenha muito mais resultado do que apenas #restaurante, entendeu o conceito?

Quantas Hashtags devo usar?

O Instagram permite até 30 Hashtags por postagem mas ai entra um pouco sobre o que falamos acima, você não precisa de muitas mas de boas Hashtags, que façam sentido com seu conteúdo. Um número interessante de hashtags para uma postagem varia entre 3 e 7 hashtags, dentro dessa média você consegue ser bem objetivo nas suas intenções, acima disso é papo furado.

Existe também o fato que o algoritmo do Instagram interpretar postagens com muitas hashtags como algo parecido com o Spam e isso pode diminuir a visualização e engajamento das suas publicações. Quantidade não é qualidade.

Crie sua própria Hashtag.

Ter aquela hashtag própria cria uma forma de identidade para sua marca no universo das hashtags e ajuda na divulgação da sua marca. Você ainda pode brincar com sub hashtags temporárias em cima da sua tag principal. Por exemplo: Uma marca de roupas como a Ellus tem sua própria hashtag #Ellus, e ela pode incentivar seus seguidores a postarem fotos com sua roupa com a hashtag #eudeellus

Dicas de quais hashtags usar

Existem 3 hashtags básicas que você deve sempre usar: #nomedaempresa #localizaçãodaempresa #serviçodaempresa ou #produtodaempresa. Essas nunca devem faltar em qualquer postagem.

Há também as hashtags que refletem o momento, também conhecidas como Trending Hashtags. A ideia aqui é procurar pelo que está sendo falado naqueles minutos, ou naquela semana, em determinado lugar ou no mundo todo e tentar ligar sua marca ou serviço ao acontecimento. Exemplo: #flashmobmeubairro